sexta-feira, 23 de abril de 2010

ROTEIRO DE GRAVAÇÃO

Iremos realizar a nossa gravação por partes, facilitando a vida de nossos atores e para que desta maneira consigamos agilizar o processo de gravação. Em seu livro “Cinema, O Mundo em Movimento”, Inácio Araújo mostra que os grandes filmes não são gravados em uma forma linear, como somos acostumados a ver na produção pronta, na realidade, a gravação é descontínua e apenas na edição algumas partes são juntadas. Dessa maneira, aprendemos muito com a leitura do autor, já que ao entender como pode-se facilitar um processo de gravação, você acaba diminuindo o seu trabalho e fazendo com que um ator amador, como nós seremos nessa gravação, possa gravar em sequencia e se ambientar mais facilmente ao que é pedido.


Exemplo prático em Janela Indiscreta: Ao gravamos uma cena dando ênfase na porta.

Precisamos da porta logo após o telefone tocar e posteriormente após Jeff esperar Thorw, as cenas são na mesma tomada mas não em sequencia, é muito mais simples e facilitador para nós gravamos a porta duas vezes seguidas, já que em uma ela está parada e na outra se movimenta, isso porque a cena será feita no mesmo local e com o mesmo plano e câmera, assim gravando seguidamente poupamos trabalho e locomoção de equipamentos. Essa é a lógica que Inácio Araujo nos passa e que tentaremos utilizar em nossa regravação, vamos ver quais serão os resultados.

Antes de mostrar um exemplo de nosso roteiro de gravação, vale lembrar que Alfred Hitchcock não tinha essa possibilidade em Festim Diabólico, ali era tudo seguidamente, sem as possibilidades tecnológicas que temos hoje, mais um dado que mostra a importância de Hitch na história do cinema.


Exemplo roteiro de Gravação

O número ao lado é o número da tomada da cena, exemplo 1- primeira tomada, 23- vigésima terceira tomada da cena, ou seja, algo que acontece no meio da cena...

PORTA

5-Plano geral / câmera subjetiva (Jeff) (porta do escritório) / (mais barulhos são ouvidos)

10-Detalhe (porta)

14-Plano geral da porta – Câmera subjetiva

16-Plano geral da porta com movimento leve para cima transformando em plano fechado no ator que adentra a sala. Câmera subjetiva (Jeff)

17-Plano conjunto de Jeff. Câmera subjetiva do ator que adentra o escritório.


Enfim, estes meios de facilitar nosso trabalho serão utilizados em nossa regravação, preparamos um roteiro prático completo para facilitar nosso trabalho no momento em que estivermos gravando.

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