sábado, 22 de maio de 2010

NEO-REALISMO E SUAS QUESTÕES


Como vivia a Itália no surgimento do neo-realismo? Vivia as ruínas do pós guerra, com perdas econômicas, humanas e financeiras. Além de não haver dinheiro nem para a alimentação da população, o sul do país, chamado de Mezzogiorno, ainda era palco de batalhas entre os exércitos aliados e alemães, ou seja, o grosso da guerra havia acabado, porém, ainda haviam focos de conflitos em regiões mais afastadas. Mesmo com todos esses problemas, o neo-realismo foi possível de ser realizado, o que para muitos era algo improvável, desta feita, alguns princípios foram fundamentais para o funcionamento desta escola, dentre eles:

1- A utilização de pessoas comuns como atores dos filmes. Mesmo com estas não tendo contato nenhum com as câmeras em suas vidas, elas eram peças fundamentais na produção, o que consequentemente barateava e simplificava seus custos;

2-Filmagens ao ar livre, deixando de lado a utilização de estúdios, e trazendo a tona as maravilhas naturais e equívocos sociais da Itália, fazendo até mesmo um contraste entre ambos;

3-Ao não utilizar estúdios e dispensar em algumas produções atores, ocorria um consequente barateamento nos custos, o que não gerava um empobrecimento na produção;

4-Temas atuais do cotidiano, aquilo que estava em foco na sociedade, gerando curiosidade e reflexão nas pessoas que assistiam aos filmes. Além disso, as obras traziam a possibilidade de você assistir algo que acontecia em outras regiões das quais as pessoas não tinham contado.



Os temas tinham cunho social, apelando para o sentimental, mostrando por diversas vezes a exploração e lutas da classe trabalhadora, o simples acabava se tornando complexo em meio à possibilidade de reflexões que as obras traziam a tona para o espectador. Em muitas destas produções, os próprios nativos da região eram os protagonistas, o que dava mais ênfase no “realismo” deste período. Com o neo-realismo ficou provado que era possível fazer cinema sem recursos, mas com qualidade, sendo assim uma escola marcante na história cinematográfica. Um estudante de cinema, jornalista, precisa e deve conhecer o neo-realismo para compreender o cinema atual e analisar obras que trazem a tona este cunho social.

A Engel Cinema espera conseguir traduzir estas problemáticas em sua análise do neo-realismo, os períodos conturbados são aqueles que mais trazem a tona questões recorrentes nesta escola, e embora muitos pensem que não vivemos uma época propicia para este tipo de produções, a realidade é outra e pode ser encontrada em nossa própria cidade, e como não, do lado de nossa universidade(Vila “Pinto”).

Um comentário:

  1. parabéns pelo post e pela postura em relação ao processo. tenho certeza q teremos ums bela leitura neo-realista.

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