quinta-feira, 20 de maio de 2010

O NEO-REALISMO



O neo-realismo foi uma corrente artística de meados do século XX com uma ideologia marcante de esquerda/marxista. Esta corrente teve diversas ramificações nas artes, mas conseguiu seu apogeu no cinema, isso devido à maior influencia que uma obra cinematográfica tem perante o seu espectador, além de que, atende um público muito maior em um curto período de tempo. Desta feita, diversos autores utilizaram-se do cinema para divulgar suas obras com caráter ideológico no período do neo-realismo.


A corrente teve seu ápice nas décadas de 40 e 50, e buscava em suas obras transmitir através de características marxistas a consciência de classe e suas lutas, tendo como base os conflitos sociais e defendendo os menos favorecidos, como camponeses e operários. O neo-realismo e suas correntes são vistos como algo que analisa, agride, protesta, tentando tomar uma visão critica das relações sociais.


A principal corrente cinematográfica do neo-realismo foi o cinema italiano. Este período ficou conhecido como o apogeu do cinema deste país europeu, ele nasceu num momento critico da história italiana, após o término da segunda guerra mundial. Amanhã será postado no blog, algumas das principais produções cinematográficas deste período.

2 comentários:

  1. OBS
    1 não entendi - "...além de que, atende um público muito maior em um curto período de tempo".
    2 meio impreciso - " A corrente teve seu ápice nas décadas de 40 e 50"
    3. sugiro q pesquisem e façam um estudo mais aprofundado.

    ResponderExcluir
  2. está sendo feito =)

    No caso do número 1 é porque o cinema conseguia ser passado em mais lugares e dessa maneira as pessoas tinham mais acesso as produções do que outros meios artísticos, como pinturas e afins...Foi nesse sentido

    Quanto ao número 2, foi referido ao neo-realismo Italiano...

    A pesquisa está sendo feita e estaremos trazendo um estudo mais aprofundado para o blog

    ResponderExcluir