quinta-feira, 17 de junho de 2010

CARACTERÍSTICAS NEOREALISMO - LADRÕES DE BICICLETA -

Quais são os detalhes presentes em Ladrões de Bicicleta que tornam evidente o que é o neo-realismo e como ele passa a influenciar a história do cinema? Vamos a eles:



Questão Social: Uma Itália sofrida, quase nas ruínas. com problemas sociais evidentes e claros. Isso é mostrado por diversas vezes na produção, principalmente no início quando é evidenciada toda a dificuldade dos cidadãos em conseguirem um emprego. Além disso, o autor demonstra sempre a intenção de focar nessas multidões pobres e sofridas, seja com estas se divertindo ou então realizando seus prazeres com pouca coisa, já que era apenas isso que podiam ter naquele período.




Consequências da Guerra: É mostrado em alguns momentos imagens de uma Itália em busca de sua reconstrução, além disso, por diversos momentos alguns figurantes comentam e falam sobre a guerra. É engraçado notar que o protagonista não fala sobre o tema, quem realmente toca no assunto são outros pessoas, quem sabe seja uma escolha do autor, para não evidenciar tanto a questão, mas mostrar pelas entrelinhas como ela influenciou em todo o contexto.



Temas do Cotidiano: Diversas cenas retratam o dia a dia dos italianos e mostram as consequências da guerra dentro de uma família, situações que todos passavam no período, mas apenas viam e refletiam com o filme, podendo ir a fundo e ver que o problema estava generalizado. O próprio roubo da bicicleta entra nisso, é feito quando o protagonista está trabalhando e a maioria dos civis nem se preocupam com o furto, parecendo estarem acostumados com aquilo. E assim vai sendo durante toda a produção, a ida a um restaurante, o dia do jogo, enfim, temas do cotidiano sendo os responsáveis pelo desenrolar da história.




Anti-Estúdio: A maioria das cenas são feitas ao ar livre, poucas são realizadas em ambientes fechados. Característica marcante do neo-realismo e evidenciada nesse filme.




Coletividade: Entra nas questões sociais, embora o filme também foque na história do personagem, o tema dele está totalmente ligado a coletividade e ao momento vivido pelos indivíduos desta. Ele é apenas um exemplo dentro da multidão, escolhido para trazer a tona toda a problemática existente no período.


2 comentários:

  1. ok, bom post.
    mas falem um pouco do processo de vcs. um diário de bordo? como foi a releitura do movimento, pra engel?

    ResponderExcluir
  2. Ok profe, para essa semana falaremos sobre isso

    ResponderExcluir