sexta-feira, 25 de junho de 2010

A GRAVAÇÃO

No dia 16 de junho de 2010, a Engel Cinema realizou a gravação de sua cena, com base no neo-realismo, que fazia parte do filme coletivo da turma de Jornalismo do 5º período da PUC-PR. Tomamos a decisão de escolher uma situação em que ficasse claro algumas características do neo-realismo, como por exemplo: a questão da mostra da realidade envolvendo a história dos atores, a utilização de atores não profissionais, e uma linguagem mais simples, feita para trazer uma critica social embutida dentro dela. Tivemos dentro dessa produção, pontos positivos e negativos, que serão relatados logo abaixo, esperamos que assim, possamos aprender com os erros e melhorar ainda mais no futuro, não os repetindo.




PONTOS POSITIVOS



-Atrizes: As 2 atrizes, Emanuelle e Daniela, tiveram boa participação durante a realização das filmagens. Ambas decoraram bem o texto, entenderam a situação da cena e conseguiram não se desconcentrar com as buzinadas e “tiração” de sarro dos motoristas que passavam perto do local. Aliás, ficou comprovado q hj seria mto mais difícil de gravar um filme neo-realista, não é fácil controlar uma multidão em polvorosa e que não pode ver uma câmera.



-Atitude do “atordoado” Tarek Omar: Em dado momento das gravações, Tarek Omar, interpretando o papel do mendigo, resolve embarcar no personagem e primeiramente brincando, começa a pedir esmola na rua a quem por ali passava. A brincadeira começou a se tornar séria e então gravamos estas situações de Tarek com os “atores não profissionais”. A mistura acabou dando certo e conseguimos sem querer, boas cenas que foram utilizadas dentro do filme, justamente pq, aquela era uma realidade que nos cerca, uma realidade ali forçada, mas não a ponto de ser enganosa, uma vez que os pedestres não sabiam que aquilo estava sendo filmado, já que ao lado do mendigo, ocorria a gravação de nossa cena.



-História: Apesar das falhas técnicas que serão aprofundadas nos pontos negativos, conseguimos um bom nível no que diz respeito à história que gostaríamos de passar ao nosso público. Existiram nela características do neo-realismo, como a critica a uma sociedade que julga pela aparência, dentre outras coisas. Aliado a isso, ficou evidente uma lição de moral a aqueles que julgam, mais não aceitam ser julgados. Nesse sentido, acredito que conseguimos atingir nossos objetivos.




PONTOS NEGATIVOS



-Trabalhar a trilha sonora: Por falta de tempo no estúdio e também devido a uma crise de inspiração, não utilizamos recursos técnicos com som para engrandecer a obra e dar um teor ainda mais neo-realista em determinadas cenas. As participações do mendigo, que por problemas técnicos estavam sem som, deveriam ter sido cobertas com uma trilha que se correlacionasse ao acontecimento e o tornasse característico daquela tomada. Foi um erro grave em meu modo de ver.



-Erros na divisão de tarefas: O grupo ainda precisa definir melhor o que cada um faz. Não se pode deixar sobrar tudo apenas para uma pessoa, ás vezes, vai de cada saber que não está fazendo nada e precisa ajudar. Por outro lado, cabe ao coordenador da agencia dividir melhor as tarefas e transmitir aos seus “subordinados”, o que devem fazer. Trabalhando em conjunto e com cada um tendo sua posição definida, fica mais fácil realizar um bom trabalho. Quem sabe se tivesse sido feito dessa maneira, mtos dos erros que tivemos não teriam acontecido.



Falta de concentração: Cito: As vozes de fundo que atrapalharam algumas cenas, detalhes de continuidade que passaram despercebidos, enfim, faltou foco. Acredito que só errando a equipe irá conseguir aprender a melhorar nesse sentido.



O Local: Poderíamos ter conseguido imagens melhores e com detalhes mais evidentes que nos remetessem ao neo-realimo. Na realidade, conseguimos fazer o que podíamos no local em que gravamos, faltou então ter realizado a produção em um outro perímetro que nos desse um enfoque maior a cena e transmitisse melhor toda a situação que os personagens estavam vivendo.




É isso, foram apresentadas aqui, apenas algumas reflexões que podem servir de base para que futuros erros não se repitam, em suma, toda a equipe fez o que pode e não demonstrou corpo mole perante o que era pedido. Faltou uma melhor organização e mais feeling de alguns membros da equipe, para que percebessem que poderiam ter ajudado em determinadas situações que não lhes cabiam, mas que eram interessantes e necessárias.




Luiz Henrique de Oliveira

Coordenador Engel Cinema

Um comentário:

  1. 1 embaçada no neo-realismo? arrume lá.
    2. as considerações são pertinentes. mas não ter insistido em encontrar um melhor lugar, fazer durante mais tempo etc indica um problema de produção.

    ResponderExcluir